O que analisar antes de comprar um terreno?

Saber o que analisar antes de comprar um terreno é de suma importância para garantir que a escolha seja a melhor possível. 

Essa tomada de decisão deve acontecer dentro de um tempo hábil e propício para que você avalie todas as condições do terreno e, dessa forma, garanta que a compra seja um verdadeiro investimento de longo prazo.

Pensando nisso, unimos diversas questões que precisam de atenção neste momento. Acompanhe a seguir para entender cada uma delas.

1-Evite a pressa para saber o que analisar antes de comprar um terreno 

Um primeiro ponto que devemos alinhar, quando vamos analisar a compra de um terreno, é o que diz respeito ao tempo. Muitas vezes a tomada de decisão pode ser acelerada por diversos motivos, o que faz com que a escolha deixe alguns fatores passarem batidos.

Por isso, antes de qualquer coisa, tenha certeza de que você terá tempo para analisar cada um dos terrenos disponíveis no mercado em sua região. E quando falamos em tempo, estamos nos referindo a possibilidade de avaliar todos os pontos que elencamos a seguir.

Entenda a importância de cada um deles e crie um tipo de check-list antes de escolher o terreno ideal para o seu objetivo. 

2- Observe toda a infraestrutura da localização

A localização sempre será o ponto de partida quando você pensar no que avaliar antes de comprar um terreno. Afinal, é a partir dela que você poderá alinhar as suas demandas com o local do investimento.

Por exemplo, se você deseja adquirir o terreno para construir um imóvel residencial, certamente deverá considerar quais são os índices de segurança e mobilidade do local. Além disso, visualizar se há mercados, escolas e farmácias por perto, também é importante. Tudo isso trará informações imprescindíveis para a sua tomada de decisão.

Em contrapartida, se a ideia do projeto é construir algo comercial, talvez outras medidas deverão ser avaliadas: o ponto é bem posicionado? Há transporte por perto, que facilite a vida dos seus clientes? O local possui visibilidade? 

Partindo dessa ideia, o ideal é que você liste os objetivos do imóvel para você, para assim conseguir mensurar qual seria a “vizinhança” e a localização adequadas ao seu projeto.

3- Atente-se se o terreno é aclive, declive ou plano

Além de considerar a localização, é preciso estar atento à estrutura do terreno de uma forma geral. Isso porque os diversos tipos de terreno podem impactar na infraestrutura do empreendimento que você deseja desenvolver.

Ou seja, se o espaço é plano, aclive ou declive, a mudança acontecerá de acordo. Se você quiser deixar um terreno declive mais plano, deverá investir neste tipo de projeto.

Além disso, a viabilidade das construções também devem partir dessa análise. Para isso, busque sempre acompanhamento profissional para tomar a melhor decisão e 

4- Compare o preço com o de outros terrenos

Você encontrou um projeto dentro de condições e características que parecem estar alinhadas ao que você necessita no longo prazo? Ótimo! Porém, agora é o momento de fazer um pente fino com relação aos preços.

Faça a comparação de preço. Isso é importante para garantir que o investimento aconteça da forma mais justa possível. Se tiver dúvidas, converse com um corretor de imóveis, pois ele poderá lhe orientar mais precisamente.

5- Avalie a valorização que pode haver no local

Lembre-se que o preço também está ancorado na possibilidade de haver uma valorização do terreno em questão, tanto em médio quanto em longo prazo.

Isso deve ser considerado, inclusive, quando você compra o imóvel já com a ideia de desenvolver um empreendimento para alugar ou vender depois. 

Para isso, é necessário verificar a infraestrutura do bairro e da cidade como um todo, além dos potenciais de desenvolvimento na região escolhida.

6- Verifique toda a documentação do terreno

A documentação do terreno também deve ser avaliada. Com ela você poderá ter mais informações se todos os pagamentos estão em dia e se o terreno está alinhado às questões legais ditadas pelos órgãos públicos da região.

Novamente frisamos que com o auxílio profissional este tipo de avaliação pode ser facilitada. Isso porque você poderá conversar com o corretor responsável pela venda que fará com que você compreenda a viabilidade de construir no local e se o mesmo está legalizado para venda e construção. 

7- Atente-se para a posição do sol ao longo do dia

Outro ponto que é muito importante – especialmente se a sua pretensão é construir um imóvel residencial – é a posição do sol.

Com ela você consegue promover mais qualidade de vida e bem-estar para quem vier morar no empreendimento que você deseja desenvolver.

Por isso, é importante analisar se o sol da manhã está entre os benefícios do terreno analisado, e se no fim da tarde há mais sombra, por conta do calor.

Tudo isso pode ser analisado e projetado pensando nos benefícios que poderão ser implementados no projeto do seu imóvel, mais tarde.

Saber o que analisar antes de comprar um terreno é primordial, mas o auxílio profissional é importante

Entendido o que analisar antes de comprar um terreno, é chegado o momento de pôr em prática os ensinamentos apontados acima.

Entretanto, vale destacar a importância que o acompanhamento profissional tem neste momento.

Afinal, quando você conta com o suporte adequado, a escolha do terreno tende a ser mais assertiva, além de que tudo estará dentro da legalidade e você adquirirá o terreno com um preço justo.

Por conta disso, comprar um terreno a partir do acompanhamento de uma imobiliária pode ser muito mais confortável e interessante do que arcar com todas as burocracias sozinho.

Por isso, se você estiver em busca de terrenos em Chapecó, entre em contato conosco para que possamos lhe dar todo o apoio necessário para que a sua escolha supra todas as suas necessidades.

Conte com a gente no seu objetivo de morar bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *