Encontre o imóvel que você sempre sonhou!
27 de fevereiro de 2023

O que Analisar antes de Comprar um Terreno?

Conteúdo do Post
O que analisar antes de comprar um terreno?

Saber o que analisar antes de comprar um terreno é de suma importância para garantir que a escolha seja a melhor possível

Essa tomada de decisão deve acontecer dentro de um tempo hábil e propício para que você avalie todas as condições do terreno e, dessa forma, garanta que a compra seja um verdadeiro investimento de longo prazo.

Pensando nisso, unimos diversas questões que precisam de atenção neste momento. Acompanhe a seguir para entender cada uma delas.

Leia o artigo: O que analisar antes de comprar um imóvel.

1-Evite a pressa para saber o que analisar antes de comprar um terreno 

Um primeiro ponto que devemos alinhar, quando vamos analisar a compra de um terreno, é o que diz respeito ao tempo. Muitas vezes a tomada de decisão pode ser acelerada por diversos motivos, o que faz com que a escolha deixe alguns fatores passarem batidos.

O que analisar antes de comprar um terreno?
O que analisar antes de comprar um terreno?

Por isso, antes de qualquer coisa, tenha certeza de que você terá tempo para analisar cada um dos terrenos disponíveis no mercado em sua região. E quando falamos em tempo, estamos nos referindo a possibilidade de avaliar todos os pontos que elencamos a seguir.

Entenda a importância de cada um deles e crie um tipo de check-list antes de escolher o terreno ideal para o seu objetivo. 

Se você deseja saber mais informações sobre comprar terreno em Chapecó, entre em contato com a Imobiliária Nostra Casa.

2- Observe toda a infraestrutura da localização

A localização sempre será o ponto de partida quando você pensar no que avaliar antes de comprar um terreno. Afinal, é a partir dela que você poderá alinhar as suas demandas com o local do investimento.

Por exemplo, se você deseja adquirir o terreno para construir um imóvel residencial, certamente deverá considerar quais são os índices de segurança e mobilidade do local. Além disso, visualizar se há mercados, escolas e farmácias por perto, também é importante. Tudo isso trará informações imprescindíveis para a sua tomada de decisão.

Em contrapartida, se a ideia do projeto é construir algo comercial, talvez outras medidas deverão ser avaliadas: o ponto é bem posicionado? Há transporte por perto, que facilite a vida dos seus clientes? O local possui visibilidade? 

Partindo dessa ideia, o ideal é que você liste os objetivos do imóvel para você, para assim conseguir mensurar qual seria a “vizinhança” e a localização adequadas ao seu projeto.

Agende uma reunião com os consultores da Nostra Casa – Imobiliária em Chapecó e tire todas as suas dúvidas de como proceder nestes pontos citados acima.

O que analisar antes de comprar um terreno?
Observe toda a infraestrutura da localização antes de comprar um terreno

3- Atente-se se o terreno é aclive, declive ou plano

Além de considerar a localização, é preciso estar atento à estrutura do terreno de uma forma geral. Isso porque os diversos tipos de terreno podem impactar na infraestrutura do empreendimento que você deseja desenvolver.

Ou seja, se o espaço é plano, aclive ou declive, a mudança acontecerá de acordo. Se você quiser deixar um terreno declive mais plano, deverá investir neste tipo de projeto.

Além disso, a viabilidade das construções também devem partir dessa análise. Para isso, busque sempre acompanhamento profissional para tomar a melhor decisão!

Entre em contato com a Nostra Casa – Imobiliária em Chapecó e agende uma reunião com nossos profissionais.

4- Compare o preço com o de outros terrenos

Você encontrou um projeto dentro de condições e características que parecem estar alinhadas ao que você necessita no longo prazo? Ótimo! Porém, agora é o momento de fazer um pente fino com relação aos preços.

Faça a comparação de preço. Isso é importante para garantir que o investimento aconteça da forma mais justa possível. Se tiver dúvidas, converse com um corretor de imóveis da Nostra Casa – Imobiliária em Chapecó, pois ele poderá lhe orientar mais precisamente.

5- Avalie a valorização que pode haver no local

Lembre-se que o preço também está ancorado na possibilidade de haver uma valorização do terreno em questão, tanto em médio quanto em longo prazo.

Avalie a valorização que pode haver no local
Avalie a valorização que pode haver no local

Isso deve ser considerado, inclusive, quando você compra o imóvel já com a ideia de desenvolver um empreendimento para alugar ou vender depois. 

Para isso, é necessário verificar a infraestrutura do bairro e da cidade como um todo, além dos potenciais de desenvolvimento na região escolhida.

Veja opções de apartamentos para comprar em Chapecó.

6- Verifique toda a documentação do terreno

A documentação do terreno também deve ser avaliada. Com ela você poderá ter mais informações se todos os pagamentos estão em dia e se o terreno está alinhado às questões legais ditadas pelos órgãos públicos da região.

Novamente frisamos que com o auxílio profissional este tipo de avaliação pode ser facilitada. Isso porque você poderá conversar com o corretor responsável pela venda que fará com que você compreenda a viabilidade de construir no local e se o mesmo está legalizado para venda e construção. 

Para saber mais leia o artigo: O que eu preciso saber antes de comprar um imóvel.

7- Atente-se para a posição do sol ao longo do dia

Outro ponto que é muito importante – especialmente se a sua pretensão é construir um imóvel residencial – é a posição do sol.

O que analisar antes de comprar um terreno?
O que deve ser avaliado antes de comprar um terreno?

Com ela você consegue promover mais qualidade de vida e bem-estar para quem vier morar no empreendimento que você deseja desenvolver.

Por isso, é importante analisar se o sol da manhã está entre os benefícios do terreno analisado, e se no fim da tarde há mais sombra, por conta do calor.

Tudo isso pode ser analisado e projetado pensando nos benefícios que poderão ser implementados no projeto do seu imóvel, mais tarde.

Leia o artigo: 5 Casas Top à Venda em Chapecó

O que analisar antes de comprar um terreno?

8- Veja o plano de corte

Antes mesmo de você comprar um terreno, é preciso observar critérios técnicos que nem sempre são facilmente entendidos por quem é leigo. Como por exemplo, o plano de corte do terreno. Será que o terreno que você quer comprar já tem um plano de corte feito ou será que ainda é preciso fazer?

Dependendo do tipo do terreno e especialmente do tamanho, o plano de corte pode custar em torno de R$ 10.000,00. Ou seja, é um valor que você precisa considerar antes mesmo de começar a construir qualquer coisa que está planejando. Fale com a prefeitura da sua cidade para entender sobre valores.

Por isso a importância de contar com o auxílio profissional de alguém que realmente vai olhar os mínimos detalhes, como é o caso de uma imobiliária renomada.

Portanto entre em contato com a Nostra Casa – Imobiliária em Chapecó e agende uma reunião com nossos especialistas.

9- O terreno é perto do rio?

Outro fator relevante que faz com que você tenha que dar uma atenção redobrada ao tipo de terreno que está comprando, é: será que ele é perto do rio? Tem algum rio que passa atrás, na frente ou ao lado? Essa é uma informação importantíssima, já que diz respeito a algo também muito importante: a possibilidade de construir alguma coisa no local.

Se o terreno for muito perto do rio, isso inviabiliza completamente a possibilidade de construção, já que é preciso respeitar os recuos mínimos necessários. Por isso, se houver algum mato fechado perto do terreno, peça para dar uma olhada, pois se houver algum rio passando por ali, isso pode trazer problemas se você está pensando em aproveitar toda a área útil do terreno.

Veja opções de terreno para comprar em Chapecó.

O que analisar antes de comprar um terreno?
Analise se o terreno já possui plano de corte

10- Conheça o plano diretor da cidade

Toda cidade tem um plano diretor montado especialmente para atender as demandas de quem vai construir ou reformar. O plano diretor serve exatamente para garantir que a cidade tenha um fluxo de crescimento saudável e não abrigue obras clandestinas ou fora de padrões de recuo, por exemplo.

Por isso, conheça o plano diretor da cidade que você está pensando em comprar um terreno e entenda se é possível valorizar o terreno de alguma maneira no futuro. Seja com obras ou com a valorização da região em si.

Terrenos muito baratos e com tamanhos exageradamente grandes, podem estar fora do plano diretor da cidade e limitados para eventuais obras. Por isso, desconfie. Peça sempre ajuda de um corretor experiente para entender mais sobre essas questões técnicas.

Agende uma reunião com os corretores da Imobiliária em Chapecó – Nostra Casa e tire todas as suas dúvidas referente a esse item.

11- Qualidade do solo

Não é todo tipo de solo que pode receber todo tipo de construção. Por isso, você vai precisar fazer uma análise de solo para entender se o que você está pensando em construir realmente vai dar certo.

O que analisar antes de comprar um terreno?
Antes de comprar um terreno, avalie a qualidade do solo

Um engenheiro, nesse caso, precisará entrar em cena para fazer uma análise de solo e entender qual é o tipo de estrutura que o imóvel deve receber. Terrenos na praia, por exemplo, precisam de muito mais preparação do que um terreno em uma área seca. Ao fazer uma escavação em um terreno de praia, não é raro encontrar muita água e areia.

A qualidade do solo é um fator relevante na hora de analisar um terreno antes da compra.

Leia o artigo: Apartamentos na Planta em Chapecó – Melhores Opções para Investir

12- Disponibilidade de serviços públicos

Dependendo do local em que você está comprando um terreno, pode ser que não haja serviços públicos de saneamento, como água potável e esgoto. Esse é um fator muito relevante na hora de comprar um terreno, já que sem esses serviços, o espaço fica desvalorizado e não habitável. Pelo menos, no curto prazo.

Essa informação geralmente estará contida na planta do terreno, se houver, ou mesmo no plano diretor da cidade, que prevê e lista todos os pontos de disponibilização de água e esgoto em um bairro.

Conheça opções de Terreno para Comprar em Chapecó SC. Entre em contato com a Nostra Casa.

13- História do terreno

Você sabe qual é a história do terreno e o motivo para aquela venda? Essa é uma informação muito importante e relevante, já que cada terreno vai ter uma demanda diferente do outro.

Um terreno sem escritura e documentação, por exemplo, não poderá ser financiado e o novo proprietário terá que arcar com todos esses custos. O que impacta diretamente na valorização do espaço.

O que analisar antes de comprar um terreno?
Consulte um especialista para fazer a melhor escolha de terreno para comprar

Além disso, se o terreno tem histórico de acumular água da chuva que vem de outros terrenos, da rua ou mesmo de um rio que passa perto, o valor precisa ser compatível com esses problemas que o novo proprietário terá que resolver para deixá-lo “habitável”.

Veja o artigo: É bom Morar em Chapecó? Saiba Mais!

14- Obstáculos que possam cobrir a vista

Dependendo do tipo de construção que você quer fazer no seu terreno, ou mesmo se ele servirá para ser uma área aberta, observe os potenciais obstáculos que podem encobrir a vista. A construção de prédios ao redor, por exemplo, pode tornar o terreno muito desconfortável para quem quer ter uma casa térrea. Especialmente se a casa tiver piscina e área de festas aberta.

Leia o artigo 7 Tendências de Decoração para Apartamento em 2022/23 para entender mais.

15- Desconfie de terrenos muito baratos

E por fim, lembre-se de verificar o preço. Afinal, preços muito baixos são extremamente atrativos, mas isso geralmente indica que aquele terreno tem algum tipo de problema relacionado aos critérios que mencionamos anteriormente. É fundamental que você tenha um alerta ligado e desconfie dos terrenos baratos demais, especialmente em áreas em que os terrenos geralmente são bem valorizados.

Faça uma pesquisa de mercado e entenda qual é a valorização por metro quadrado daquela área e tenha uma ideia fidedigna sobre o valor que você está pagando. E preferencialmente, peça para um avaliador profissional tirar uma conclusão sobre o potencial negócio. Para ficar informado dos melhores terrenos para comprar em Chapecó SC, agende uma reunião com os especialistas da Imobiliária Nostra Casa.

O que analisar antes de comprar um terreno?
Desconfie de terrenos muito baratos

Saber o que analisar antes de comprar um terreno é primordial, mas o auxílio profissional é importante

Entendido o que analisar antes de comprar um terreno, é chegado o momento de pôr em prática os ensinamentos apontados acima.

Entretanto, vale destacar a importância que o acompanhamento profissional tem neste momento.

Afinal, quando você conta com o suporte adequado, a escolha do terreno tende a ser mais assertiva, além de que tudo estará dentro da legalidade e você adquirirá o terreno com um preço justo.

Por conta disso, comprar um terreno a partir do acompanhamento de uma imobiliária pode ser muito mais confortável e interessante do que arcar com todas as burocracias sozinho.

Por isso, se você estiver em busca de terrenos para comprar em Chapecó, entre em contato conosco para que possamos lhe dar todo o apoio necessário para que a sua escolha supra todas as suas necessidades.

Conte com a gente no seu objetivo de morar bem!

O que analisar antes de comprar um terreno?
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Redator do Site Nostra Casa

Foi no dia primeiro de abril de 1980 que a história do Grupo Nostra Casa teve início. Uma empresa fundada por Daví Barela Dávi, que com o passar do tempo tornou-se referência no mercado imobiliário. A Nostra Casa é hoje sinônimo de qualidade e credibilidade, sendo reconhecida atualmente como uma das maiores construtoras do país.