Encontre o imóvel que você sempre sonhou!
14 de agosto de 2020

Como criar uma horta em seu apartamento

Conteúdo do Post
como-criar-uma-horta-em-seu-apartamento

No artigo de hoje trouxemos algumas dicas de como criar uma horta em seu apartamento para, dessa maneira, criar uma rotina de alimentação mais saudável e saborosa.

Afinal, você poderá ter, sempre à sua disposição, diversos temperinhos e ingredientes que deixarão os seus preparos mais completos e atraentes. 

Entretanto, além de saber plantar direitinho, é de suma importância que você se atente para outros cuidados igualmente importantes. Abaixo explicamos com mais detalhes.

Dicas de como criar uma horta em seu apartamento

Separamos 6 dicas de como criar uma horta em seu apartamento e assim transformar a sua maneira de cuidar dos preparos em suas refeições, veja a seguir:

1- Escolha um espaço mais próximo da cozinha

Para que você possa tornar o dia a dia muito mais fácil e interessante, experimente fazer as instalações da sua horta na sua cozinha. Afinal, é neste ambiente que você utilizará os ingredientes da horta, e permitir que ele esteja acessível e perto é uma boa forma de otimizar o tempo.

Entretanto, se a sua cozinha for muito pequena, você pode escolher outro espaço, mas que seja o mais perto possível.

2- Escolha entre uma horta vertical ou horizontal

Escolhido o ambiente que receberá a sua horta, lembre-se de escolher o modelo que mais se adequa às suas necessidades. Sendo assim, se você quiser uma horta vertical (que fica pendurada na parede), poderá instalar um pallet e prender os vasinhos ali.

Em contrapartida, a horta horizontal poderá ser feita dentro de caixas de madeira, além de serem postas em cima de um balcão ou mesa que você deseja deixar em algum espaço em sua cozinha.

Para escolher a melhor opção, observe sempre o espaço que há disponível. Pois assim você conseguirá selecionar a alternativa mais condizente com o que você necessita.

3- Selecione as suas hortaliças preferidas

De nada adianta você investir em diversos tipos de hortaliças se não possui o costume de consumi-las com frequência. 

Desse modo, você pode fazer uma lista das suas favoritas e assim cuidará do que pode ser interessante para você.

O que não faltam são possibilidades. Escolha, por exemplo, entre as opções abaixo:

  • Salsinha;
  • Cebolinha;
  • Hortelã;
  • Pimenta;
  • Manjericão;
  • Cheiro verde;
  • Rúcula;
  • Dentre outras possibilidades.

4- Adquira vasinhos sem escoamento de água, ou crie um escoamento

Independente do tipo de horta que você criar, é necessário decidir entre a opção que necessita de escoamento ou vasinhos fechados embaixo.

De todo modo, se os vasinhos forem fechados, é adequado que você não exagere na rega, sendo que isso poderia deixar a terra molhada de um modo excessivo, ocasionando a dificuldade para a hortaliça se desenvolver. 

No caso das plantas com vasinhos com furos, você deverá utilizar a opção de plantio horizontal, e assim, lembre-se de colocar pratos embaixo do vaso, para não vazar a água.

Da mesma maneira, não exagere na rega. Mas sim, apenas umedeça a terra de tempos em tempos, mais ou menos 3 vezes por semana (dependendo da quantidade de terra e do tamanho do vaso).

5- Use terra e adubo adequados

Quando você estiver comprando todos os apetrechos para cuidar da sua plantação, lembre-se destas dicas de como criar uma horta no seu apartamento: Aposte no que é essencial.

Isto é, não tente utilizar qualquer tipo de terra ou adubo apenas para fazer a sua horta o quanto antes. Mas sim, tenha em mente que o desenvolvimento e a saúde da plantinha dependem única e exclusivamente do cuidado com a terra.

Por isso, apostar em terra para horta e adubos adequados à cada tipo de planta, são cuidados que poderão garantir um melhor resultado.

Para isso, questione na agricultura quais são as opções disponíveis para as hortaliças que você escolheu plantar. 

Além disso, existem ainda as opções de adubos orgânicos, que poderão te ajudar a pôr a mão na massa e gerar um efeito ainda mais interessante. Alguns deles nós listamos a seguir:

  • Borra de café;
  • Restos de peixes; e
  • Restos de crustáceos.

6- Lembre-se do contato com a luz do sol

Apesar de termos mencionado, no início deste artigo, que você precisa manter a sua horta mais perto da sua cozinha, é preciso tomar outra medida como cuidado para um bom resultado: o contato com o sol.

O sol é indispensável para promover saúde e desenvolvimento para as suas hortaliças. Com isso, procure posicionar a sua horta em um ponto em sua casa que possua um contato, mesmo que mínimo, com o sol, ao longo do dia.

Entretanto, se você não tiver nenhum tipo de ambiente que dê para fazer a sua horta dessa forma, lembre-se que pelo menos a entrada de luz natural pode ajudar muito no crescimento da planta. 

Benefícios de se ter uma horta em apartamento

Com uma horta em apartamento você poderá usufruir de:

  • Alimentos sem aditivos químicos;
  • Você saberá os cuidados que são levados no quesito higiene;
  • Terá um produto sempre fresquinho e saboroso;
  • Poderá sempre recorrer à sua horta para criar algo que seja diferente;
  • Além de incluir alguns tipos de plantinhas nos seus chás naturais. 

Em suma, os benefícios estão diretamente atrelados com um dia a dia mais saudável e leve para você e toda a sua família.

Estilos de horta em apartamento

Além de seguir as nossas dicas de como criar uma horta em seu apartamento, trouxemos ainda algumas considerações sobre o estilo da sua horta. Isto é, qual modelo você poderá criar.

Para isso, você pode optar tanto por vasos comprados, como também poderá fabricar os seus! 

As possibilidades são muitas, e damos alguns exemplos a seguir:

  • Horta em latinhas de leite;
  • Em canos de PVC;
  • Caixa de leite;
  • Em caixas de madeira;
  • Hortas feitas em garrafa pet;
  • Potinhos plásticos reaproveitados (como pote de margarina);
  • Dentre outras opções.

Deixe a sua imaginação fluir para que você possa criar um acabamento incrível em qualquer ambiente do seu lar. E depois é só usufruir de todas as vantagens de consumir um alimento mais saudável e natural no seu dia a dia. Aposte nesta possibilidade!

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Redator do Site Nostra Casa

Foi no dia primeiro de abril de 1980 que a história do Grupo Nostra Casa teve início. Uma empresa fundada por Daví Barela Dávi, que com o passar do tempo tornou-se referência no mercado imobiliário. A Nostra Casa é hoje sinônimo de qualidade e credibilidade, sendo reconhecida atualmente como uma das maiores construtoras do país.