Quais são as diferenças entre chácara, sítio e fazenda?

Entender as diferenças entre chácara, sítio e fazenda pode lhe ajudar a encontrar a opção mais adequada às suas necessidades e projeções de investimentos. Principalmente pelo fato de que cada uma das opções representa um tamanho diferente e, consequentemente, serviços e reparos que se enquadram dentro destas medidas.

Por isso, saber mais a fundo as diferenças entre cada uma delas é essencial para que você escolha o que realmente seja condizente com o que você precisa. Assim, será possível investir tempo e dinheiro de uma maneira inteligente. Para saber mais, continue lendo o nosso conteúdo.

Quais são as diferenças entre chácara, sítio e fazenda? 

As principais determinações que intitulam uma propriedade como chácara, sítio ou fazenda são as que dizem respeito ao tamanho do espaço do imóvel. Porém, apesar de este medidor ser importante, lembre-se de que cada município e Estado pode apresentar algumas características próprias para classificar estes empreendimentos.

Por exemplo, no Sul do país pode ser requerido outras características, para considerar uma propriedade como chácara, que vão além do tamanho. Enquanto que no Norte do país as medições podem ser seguidas como único critério. Por isso, informar-se sobre a regulamentação específica da sua região é muito importante para classificar a propriedade de uma maneira correta.

O que é uma chácara?

Para que uma propriedade seja considerada uma chácara é preciso que ela respeite uma medida mínima e máxima. No entanto, é necessário ter, no mínimo, 2 hectares de terra, ou seja, 20 mil metros quadrados.

Do mesmo modo, não pode ultrapassar o valor de 5 alqueires, ao considerarmos que cada alqueire conta com 2,42 hectares. 

Entretanto, as características da chácara não param por aqui. Você deverá se atentar para diversos pontos antes de encontrar a chácara à venda que seja mais condizente com as suas necessidades. 

Por isso sugerimos que você sempre faça um comparativo entre as propriedades, analisando qual delas realmente é a solução que você procura, com relação ao tamanho, localização, estrutura, etc.

O que é um sítio?

O mínimo de terreno esperado para que uma propriedade seja considerada um sítio é de 5 alqueires, sendo que a medida máxima é de 40 alqueires.

Propriedades rurais que estão dentro dessas medições já podem ser consideradas sítios. Para escolher a melhor alternativa, lembre-se sempre de pôr na ponta do lápis todos os investimentos iniciais e mensais que serão feitos para manter a propriedade funcionando da melhor maneira.

O que é uma fazenda? 

Uma fazenda, por sua vez, necessita ter uma área de terreno que seja maior do que 40 alqueires. Em nosso país, por exemplo, existem fazendas que chegam a ter milhares de alqueires em sua propriedade.

Trata-se do espaço rural de tamanho mais significativo no país, que costumeiramente envolve-se com o uso do terreno para a agricultura em grande escala, além da criação de gados e galináceos. 

Medidas brasileiras

Além de nos atentarmos para as medidas que caracterizam as diferenças entre chácara, sítio e fazenda, existem outras medidas agrárias importantes para quem quer começar um negócio próprio neste sentido. São elas:

  • Alqueire do Norte: 27.255 m²
  • Alqueire Mineiro: 48.400 m²
  • Alqueire Paulista: 24.200 m²
  • Hectare: 10 mil m²
  • Braça de Sesmaria: 14.520 m²
  • Légua de Sesmaria: 43.560.000 m²
  • Quadra quadrada: 17.424 m²

De todo modo, vale destacar que atualmente a medida mais usual é hectare e alqueire, como mencionamos no decorrer do artigo. Entretanto, caso necessite, faça a conversão para os números acima, a fim de ter mais informações sobre a propriedade que você deseja adquirir, em uma região específica.

Diferenças regionais e pluralidades culturais

Apesar de sabermos as diferenças entre chácara, sítio e fazenda, é importante ter em mente que cada região apresentará a sua própria cultura e forma de denominar uma propriedade, pelo menos no sentido de senso comum.

Afinal, muito se ouve falar sobre roça, rancho, casa do campo, entre outras possibilidades e variações que cada região pode atribuir a uma propriedade.

Entretanto, no sentido legal, as pluralidades culturais serão convergentes, ou seja, mesmo que determinada pessoa chame uma propriedade de rancho e, na realidade, trata-se de uma chácara, os documentos daquele imóvel estarão registrados na denominação correta, obviamente. 

Por isso, se na sua região você costuma denominar propriedades de maneira diferente e que não se encaixam em nenhuma das três citadas neste artigo, informe-se quanto à possibilidade de haver uma classificação que se encaixe no que você deseja.

Novamente, a nível de exemplo, você pode determinar que deseja ter um rancho, por ser próximo a um rio, porém, as características são condizentes com o de uma chácara e, portanto, quando você procurar o imóvel, observe as opções de chácara na região que você deseja investir.

Por conta desses fatores é importante estar por dentro de todas as classificações de propriedades e terras, para que a sua compra seja sempre a mais assertiva possível.

Como escolher entre chácara, sítio e fazenda?

Na realidade, como mencionamos no começo do artigo, é preciso partir do ponto de quanto você deseja investir e quais são as suas necessidades para com o espaço.

Sendo assim, muitas vezes a melhor forma de encontrar a alternativa correta é conversando com quem entende do assunto. Para isso, profissionais e imobiliárias preparam-se para responder aos seus questionamentos e traçar o tipo de imóvel que mais se encaixa no seu perfil.

Desse modo, procure sempre por informações precisas, trazidas por profissionais da área que poderão lhe dar um norte quanto à sua compra. 

Com isso em mente, conte conosco nessa trajetória de encontrar a melhor opção entre chácara, sítio ou fazenda! Entre em contato com a gente pelo telefone (49) 3321-1700, nós da Nostra Casa estamos à disposição para conversar com você e tirar todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =