Plantas perfeitas para você cultivar no seu apartamento

No artigo de hoje vamos lhe apresentar uma lista completa com plantas perfeitas para cultivar no seu apartamento e assim criar um ambiente muito mais convidativo e aconchegante.

Isso porque as plantas são capazes de renovar as energias do cômodo, deixando o ar mais puro e leve. Além disso, a visibilidade do verde é capaz de deixar você mais confortável no espaço, trazendo assim a sensação de bem estar e tranquilidade.

Por isso que plantas são relacionadas com saúde tanto física, quanto mental! E hoje vamos lhe ajudar a criar ambientes incríveis no seu apartamento, dessa maneira. Acompanhe abaixo.

Plantas perfeitas para cultivar no seu apartamento

Antes de se aventurar na escolha das plantas perfeitas para cultivar no seu apartamento, vamos ver os cuidados necessários para cada tipo. Afinal, se você quer criar algo de qualidade, é preciso aprender a forma de cultivo, aumentando assim a vida da plantinha e tornando-a mais forte e saudável. 

Sendo assim, vamos à nossa lista:

Zamioculca

Originária da África do Sul, as Zamioculcas são plantas muito resistentes e que necessitam de poucos cuidados. Com isso, torna-se uma alternativa muito interessante para quem possui um dia a dia muito corrido, onde a dedicação aos cuidados com a planta são escassos. 

Possui um intenso brilho em sua folhagem, que faz com que a confundamos com uma planta plástica. Adaptam-se com facilidade à ambientes com pouquíssima luminosidade e ventilação. Além de que a sua necessidade de rega não é tão grande.

Umedecer, sem deixar a terra ressecar por completo, já é mais do que o suficiente para o mantimento da saúde dessa plantinha.

Lírio da Paz

As folhas do lírio da paz são longas, brilhantes e com uma tonalidade de verde mais escuro. A sua flor aparece duas vezes ao ano, deixando os ambientes ainda mais bonitos e decorados.

Diferente da opção acima, o lírio da paz necessita de uma rega mais regular, além dos cuidados com a terra, aplicando adubo de maneira frequente. Para deixar tudo ainda mais bonito, você pode ainda usar uma camada de pedrinhas brancas sobre a terra, combinando com a cor das flores e criando uma harmonia mais suave.

Mini cacto

Os mini cactos são muito conhecidos por não necessitarem de tanta rega, o que os torna mais resistentes e interessantes para quem não tem muito tempo para “paparicar” as plantinhas. Sendo assim, uma ótima opção de plantas perfeitas para você cultivar no seu apartamento.

Nos meses frios e úmidos, você precisará regar apenas uma vez, enquanto que no verão, o adequado é que a rega aconteça pelo menos uma vez por semana. 

Vale destacarmos que quanto maior o vaso, maior será o seu cacto.

Suculenta

As suculentas são ótimas opções para quem gosta de reparar nos pequenos detalhes. São bonitas, pequenas, gordinhas e muito atrativas, com diversas cores, formas e tamanhos. Sua estrutura não necessita de tanta rega, o que também é capaz de facilitar o dia a dia para muita gente. 

Apesar de serem resistentes e de fácil cultivo, é imprescindível que seja feita uma boa drenagem da terra. Isso garantirá que as plantinhas estejam sempre saudáveis, fortes, robustas e muito bonitas.

A composição carnuda traz um charme a mais para qualquer espaço, e se você tiver um jardim de inverno no seu apartamento, certamente elas ficarão ainda mais lindas no chão do seu jardim.

Violeta

As violetas são lindas, impecáveis e promovem um acabamento sem igual. Tratam-se de um tipo de flor muito romântico e meigo, capaz de transformar qualquer ambiente. Sendo assim, uma das plantas perfeitas para você cultivar no seu apartamento e mudar os ares dos cômodos.

Entretanto, este tipo de plantinha tende a ser um pouquinho mais sensível que as opções que já citamos no decorrer deste artigo. Por isso, você precisará regá-la com certa frequência, mantendo a sua terra úmida, embora nunca encharcada.

Outro cuidado imprescindível para o mantimento da saúde da mesma é que você jamais deverá regar as folhas e flores. Mas sim, deve se atentar apenas para a base a raiz da mesma. Assim, ela manterá a sua saúde e força por muito mais tempo.

Azaleia

Para cultivar azaleia no seu apartamento, lembre-se que a mesma necessita de cerca de 4 horas diárias de contato com a luz natural para o seu desenvolvimento. Entretanto, ela precisa ficar protegida do vento excessivo, pois suas raízes frágeis podem quebrar com facilidade em ambientes onde a corrente de ar é expressiva.

Quanto às regas, é ideal que você faça pelo menos uma vez ao dia, mas sem exagerar na quantidade de água. O segredo também está em apostar em uma quantidade que umedeça a terra, sem deixar tudo muito molhado.

Entretanto, cuidado com a demora de uma rega para outra: se você mora em um ambiente muito seco, fique atento para que a terra não seque demais de um dia para o outro. Mas, isso não quer dizer que você deve encharcar, mas sim, regar com mais frequência.

Jade

As plantas jade também não necessitam de cuidados muito mirabolantes. Você poderá cultivá-las no dia a dia com poucas regas e sem haver a necessidade de muito adubo com frequência. Entretanto, sempre se atente as colorações, a fim de ter mais informações sobre a saúde da sua plantinha.

Apesar de não necessitar de muita rega, ela precisa de bastante contato com a luz do sol. Por isso, o ideal é que você coloque os seus vasinhos na janela do seu apartamento, para que ela possa se banhar no sol por horas a fio. 

Viu só como não faltam opções de plantas perfeitas para você cultivar no seu apartamento? Então é hora de escolher as melhores para as suas necessidades e assim deixar o seu lar muito mais completo, aconchegante e revitalizante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *