Piso aquecido em apartamentos: O que é e como funciona?

O piso aquecido em apartamentos deixou de ser visto apenas como um “luxo”, e passou a ser reconhecido como essencial. Afinal, são diversos os benefícios que esse tipo de mecanismo é capaz de promover para o ambiente como um todo. 

Com o aquecimento na medida certa, você, sua família e até mesmo os seus animais de estimação poderão usufruir de muitas vantagens propagadas pelo piso aquecido. 

Considerando isso, no decorrer deste texto vamos lhe dar todos os detalhes sobre o funcionamento e as vantagens de investir nessa tecnologia. Acompanhe.

Piso aquecido em apartamentos
Piso aquecido em apartamentos – imagem: canva.com

O que é o piso aquecido?

Podemos entender o piso aquecido como uma estrutura elétrica capaz de aquecer o piso de um apartamento ou de uma casa, através do controle do termostato. Isto é, você pode controlar a temperatura para que o ambiente fique ainda mais confortável. 

O que é o piso aquecido?
O que é o piso aquecido?  – imagem: canva.com

Como funciona o piso aquecido em apartamentos?

O funcionamento do piso aquecido em apartamentos é bastante simples. Basicamente, uma estrutura com resistências é colocada embaixo do contrapiso da edificação, tendo a função de irradiar o calor para o ambiente. O que irá controlar a temperatura propagada é o que chamamos de termostato. É ele quem “comandará” as resistências para que a temperatura do piso seja agradável.

Com isso, o calor vai sendo irradiado na medida certa, deixando os cômodos mais confortáveis e aconchegantes. 

Essa estrutura costuma ser instalada em ambientes como quartos, sala de estar e banheiro. Entretanto,  a estrutura é bastante versátil e pode ser incluída em diversos cômodos diferentes, desde que seja feita a instalação qualificada. 

No Vila Toscana, por exemplo, você conta com a tecnologia do piso aquecido para que você e toda a sua família possam usufruir de diversos benefícios, tanto aqueles relacionados com o conforto, quanto aqueles que dizem respeito à saúde. A seguir daremos mais detalhes quanto a isso. Continue lendo. 

Quais os benefícios do piso aquecido em apartamentos?

Que o piso aquecido em apartamentos é muito interessante, isso já ficou claro, não é mesmo? Mas, você sabia que as vantagens desse tipo de tecnologia são bastante intensas? Pois bem, a seguir destacamos cada uma delas:

1- Diminui a incidência de mofo causado pela umidade e friagem

Ambientes que contam com o benefício do piso aquecido em apartamentos podem ter uma menor incidência de mofo e bolor. 

Isso se deve ao fato de que o aquecimento do piso impede que as paredes e o próprio piso fiquem com muita umidade acumulada. Logo, o ar fica mais equilibrado e puro, impedindo que haja a proliferação de fungos que causam o mofo. 

2- Mais conforto e qualidade de vida no dia a dia

Quem mora em regiões mais frias, como no sul do país, sabe o quanto o inverno pode ser bem rigoroso. Além disso, sabe o quanto caminhar em pisos frios pode ser muito desconfortável e até mesmo a porta de entrada para dores nas pernas e no corpo, em algumas circunstâncias.

Sendo assim, um dos grandes benefícios do piso aquecido em apartamentos é justamente a qualidade de vida que ele é capaz de promover para você e sua família. 

Não haverá mais aquela preocupação de que os seus filhos estão caminhando descalços no frio, além de que você mesmo poderá se sentir mais confortável no dia a dia, usufruindo de um lar muito quentinho e confortável.

3- Diminui a incidência de ácaros e crises alérgicas

Assim como o piso aquecido em apartamentos diminui o mofo e a proliferação de fungos em geral, ele também oferece uma proteção a mais contra ácaros. Essa proteção, no entanto, é fundamental para evitar crises alérgicas de rinite e asma.

Sendo assim, além de estar promovendo muito conforto para a sua família, ao optar pelo piso aquecido no seu lar, você estará investindo em saúde e bem-estar. E isso vale tanto para o curto, quanto para o longo prazo.

4- Diminui dores causadas pelo reumatismo

Quem sofre de reumatismo sabe o quanto as dores nas articulações tendem a ser extremamente difíceis. Em muitas situações, os movimentos e a locomoção ficam limitados. Por isso, apostar em estratégias que promovam relaxamento e diminuição nas dores é de suma importância para resgatar a qualidade de vida.

No caso do piso aquecido, portanto, você perceberá o quanto o caminhar sobre ele poderá lhe ajudar a ter menos dores reumáticas, garantindo uma mobilidade mais facilitada e menos dolorosa. 

Isso se deve ao fato de que o calor superficial propagado pelo piso é capaz de causar o relaxamento do corpo, como um todo, além de que melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos. 

5- É adequado para quem tem pet em casa

Se você tem animais de estimação, sabe o quanto eles podem sofrer com os pisos frios no inverno. Repare no quanto o seu amigo de quatro patas tende a permanecer mais tempo em cima do sofá, da cama dele ou dos tapetes espalhados pela casa.

Esse comportamento associa-se ao fato de que as patinhas de cães e gatos trocam informações, com o ambiente, sobre a temperatura. Em outras palavras, é por essas extremidades que eles conseguem compreender se está muito frio ou quente.

Como consequência, o piso frio pode provocar muito mal-estar em nossos amigos pets, deixando-os bem desconfortáveis e, em alguns casos, irritados e bastante agitados. 

Em contrapartida, o piso aquecido em apartamentos é uma ótima forma de promover mais bem-estar até mesmo para eles. E quem tem pet em casa sabe o quão bom é manter o seu conforto, junto do nosso, não é mesmo? 

Invista na qualidade de vida da sua família

Agora que você já sabe tudo sobre o piso aquecido, experimente entregar essa qualidade de vida para a sua família. Usufrua das vantagens do piso aquecido e tenha o prazer de morar bem.

No Vila Toscana você encontra o apartamento perfeito com essa e outras vantagens para você mudar de vida e investir em qualidade, conforto, bem-estar e tranquilidade. Qualquer dúvida, estamos à disposição!  Entre em contato conosco pelo telefone (49) 3321 1700 e converse com a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =