Nostra Casa revitaliza e adota espaços públicos em Chapecó

Em 2017 o Grupo Nostra Casa iniciou o projeto de revitalizações de espaços públicos na cidade de Chapecó, idealizado pelo seu fundador Daví Barela Dávi.  Conheça um pouco desse trabalho:

Átrio Daví Barela Dávi

O Grupo Nostra Casa inaugurou em dezembro de 2017, o Átrio Daví Barela Dávi, um espaço dedicado a contar a história do maior luto que Chapecó já presenciou. Local de contemplação, simbologia de amor reavivado no mundo inteiro. Uma forma de agradecer as energias positivas emitidas pelo mundo todo, tornando-se assim uma bela área de paz e de reflexão. É um orgulho para o Grupo Nostra Casa doar este espaço para que todos possam eternizar e intensificar a solidariedade e o amor ao próximo.

Átrio significa o local que antecede um espaço principal. Neste caso antecede a nossa Arena Condá, palco de grandes emoções, onde choramos e nos alegramos por muitas vezes.

Os projetos arquitetônico e paisagístico levam assinatura das arquitetas Monyk Dávi e Hariet Hugentobler Hexsel. Foram coordenados pelo Engenheiro Civil Gustavo Di Domenico e executados pela dedicada equipe Nostra Casa, que em 20 dias não mediu esforços para transformar esse espaço.

Este é mais um presente do Grupo Nostra Casa à Chapecó e à história da Associação Chapecoense de Futebol. O Átrio Daví Barela Dávi é um exemplo de que uma cidade é construída por todos, com união, atitude e boas ideias. Este projeto foi realizado através do Programa Chapecó Mais Bonita, instituído por Lei Municipal. O Programa visa compartilhar com a comunidade a construção, reforma, conservação ou manutenção de praças, canteiros, áreas verdes, monumentos, entre outros espaços públicos. A Lei ganhou vida com o pedido do Grupo Nostra Casa para adotar este espaço ao lado da Arena Condá com o objetivo de revitalizar a área de 1.286 metros quadrados, eternizando os guerreiros da Associação Chapecoense de Futebol, vitimados no acidente aéreo de novembro de 2016. A Administração Municipal também enviou à Câmara de Vereadores Projeto de Lei para nomear o espaço adotado de “Átrio Daví Barela Dávi”. Os vereadores aprovaram por unanimidade.

O projeto do Átrio evidencia o objetivo maior do Grupo Nostra Casa: contar a história por completo, homenageando os eternos campeões.

Próximo ao Mural “O Gol Eterno” foi depositada a Cápsula do Tempo. Nela contém cartas do mundo inteiro com as mais diversas mensagens de apoio ao Clube e à cidade, com votos dos melhores sentimentos ao povo chapecoense, colombiano e à Associação Chapecoense de Futebol, que demonstraram juntos em 2017, que exaltam o enigma da reconstrução. A Cápsula do Tempo, depositada no Átrio, será aberta daqui a 43 anos.

Um dos grandes destaques do Átrio é a fonte. No seu interior, há o mapa da América do Sul em alto relevo, produzido pelo artista plástico Sergio Coirolo, com dois pontos de luz, um em Chapecó e outro em Medellín, representando os laços eternos de união, fraternidade e solidariedade criados entre as duas cidades.

Contornando o lago, 71 luzes 

verdes e 71 quedas d’água representam as vítimas. O piso foi revestido em mármore preto. Na borda externa foi colocado um revestimento em aço, com o nome de cada um dos eternos guerreiros rebordados a laser. Um espaço que, acima de tudo, contempla a vida, mas também relembra aqueles que nos deixaram, e principalmente, os exemplos eternizados por eles.

Na parte superior, acima do anfiteatro, foram plantados SEIS Ipês Brancos, que representam todos os sobreviventes do acidente, simbolizando o milagre da vida.  E para eternizar nossos sentimentos eternos, o artista Digo Cardoso produziu o painel #PraSempreChape.

Praça Emílio Zandavalli

A praça Emílio Zandavalli está localizada entre as Ruas Índio Condá e Curitiba. Em um espaço de 3.450m², a Nostra Casa prevê um investimento inicial de R$ 100 mil para a revitalização. Inspirada em manter a sua essência, de acordo com o projeto da paisagista Hariet Hugentobler Hexsel.

Foi criada uma área central, com um labirinto, ampliação do playground, pet play, jardim dos sons, pista de patinação, iluminação, entre outras melhorias. Além disso, foi feito o restauro do mobiliário existente e do piso original e construídos 2 banheiros acessíveis. Também, as árvores nativas foram identificadas com nomes e QR Code para quem quiser acessar e saber mais informações sobre elas.

CANTEIROS

Quando iniciou a construção de seu empreendimento e o Il Centenario – A Nostra casa revitalizou e adotou o canteiro em frente a obra.  Além dele, adotamos também o canteiro que fica na esquina das ruas Fernando Machado esquina com a Barão do Rio Branco. Quando nos comprometemos a criar o Átrio Daví Barela Dávi, também assumimos a missão de realocar o monumento “Um Salto para a Glória!” alusivo aos Jogos paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) construído pela

artista Katielly Lanzini. Mais um espaço que foi adotado e será mantido pela Nostra Casa, reforçando a filosofia de cuidar dos espaços públicos de Chapecó.

Essas adoções e revitalizações fazem parte de uma parceria entre empresa e prefeitura, por meio do programa Chapecó mais Bonita. É uma ação da empresa, em prol de Chapecó e das pessoas que vivem aqui, feita com recursos próprios e sem nenhum benefício fiscal. Apenas como forma de retribuir para essa cidade, um pouco do que a empresa recebe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *