Itens essenciais que valorizam o seu imóvel

Alguns itens essenciais que valorizam o seu imóvel não podem faltar na hora de uma avaliação profissional. No entanto, não é somente instalar isso ou aquilo para que o seu imóvel dobre de preço. Na verdade, uma série de condições precisam estar a favor para que o imóvel possa, enfim, ser valorizado.

Neste artigo, separamos alguns itens essenciais que valorizam o seu imóvel e que você pode analisar e já colocar em prática ainda hoje. Alguns estão sob o seu controle e outros nem tanto. Mas o mais importante é dar os primeiros passos.

Portanto, continue lendo para aprender a valorizar o seu imóvel para uma venda ou eventual aluguel.

Itens que valorizam o seu imóvel

Não há como negar que um imóvel se valoriza depois de algumas reformas. Muitas vezes um revestimento mais bonito já é um bom estímulo para alguém, de fato, pagar pela sua casa. 

Ou seja, não necessariamente uma valorização está relacionada a aumentar o preço do imóvel. Afinal, um ambiente atrativo chama mais atenção e tende a ser vendido com menos esforços.

Ou seja, muitas vezes você consegue vender um imóvel ou mesmo alugá-lo, só porque o potencial cliente gostou de algum ajuste que você fez. O preço até pode ser o mesmo. Mas você economizou muito em propaganda e conseguiu fechar negócio mais cedo.

Com base nisso, separamos alguns itens essenciais que valorizam o seu imóvel. Veja:

  • Infraestrutura da região.
  • Tecnologia embarcada (casa inteligente).
  • Estilo do acabamento interno.
  • Segurança do bairro.
  • Manutenções e reformas recentes.
  • Potenciais personalizações no imóvel.

Abaixo, entenda mais sobre cada item da nossa lista.

itens essenciais que valorizam o seu imóvel
itens essenciais que valorizam o seu imóvel

Infraestrutura da região

Isso não está no seu controle. Mas é um dos itens essenciais que valorizam o seu imóvel. Afinal de contas, as pessoas buscam por moradias seguras, bem localizadas e sem estresse para idas frequentes ao mercado, trabalho ou escola.

Portanto, a infraestrutura da região é um fator determinante para que você possa ter ótimos retornos para vender ou alugar um imóvel. E se a região do seu imóvel ainda não está muito desenvolvida, não se preocupe. Em alguns anos ela vai se desenvolver e o seu imóvel, consequentemente, valorizará.

Inclusive, investir em imóveis em regiões em desenvolvimento é uma ótima ideia. Pois em pouco tempo o bairro/cidade estará mais atrativo e você poderá lucrar com uma eventual venda do seu imóvel.

Tecnologia embarcada (casa inteligente)

Esse tipo de ajuste/implementação na casa é um dos itens essenciais que valorizam o seu imóvel. Afinal, as casas inteligentes estão chegando para ficar e, o que hoje é uma tendência, daqui algum tempo já será uma realidade muito mais comum.

Portanto, se você quer vender um imóvel ou mesmo alugá-lo, uma ótima dica é implementar tecnologia na residência. Ou seja, sistema para abrir janelas, trancar portas, sensores, chaves digitais e por aí vai. Tudo isso faz o imóvel subir de patamar, pois ele deixa de ser uma casa comum e passa a ser uma casa tecnológica.

Esse tipo de implementação costuma levar algum tempo. Portanto, faça um planejamento para que você não tenha que pular etapas. Uma tecnologia mal implantada pode desvalorizar o espaço.

tecnologia - casa inteligente
tecnologia – casa inteligente

Estilo do acabamento interno

O valor de um imóvel geralmente é decidido, na cabeça da pessoa que pretende comprar, por alguns atributos visuais. Muitas vezes uma pessoa pode achar um imóvel caro, mas ela não sabe explicar o porquê. E ao contrário também é válido: elementos visuais podem fazer a pessoa valorizar o imóvel e pensar: “é esse que eu quero”.

E um desses itens essenciais que valorizam o seu imóvel, é justamente o estilo do acabamento. Há diversos deles. Os mais modernos, tendem a valorizar o espaço. Mas os mais antigos (vintages) também. O importante é implementar um acabamento marcante e que faça sentido para o seu público-alvo.

Acabamentos internos geram bem-estar e, consequentemente, ajudam o comprador a comprar o seu imóvel.

estilo e acabamento interno
estilo e acabamento interno

Segurança do bairro

Isso aqui também não está no seu controle, mas é essencial para valorizar o imóvel: segurança do bairro. Ninguém quer morar em um bairro inseguro. E por isso, esse tipo de condição fala muito alto na hora que alguém está visitando e conhecendo o espaço.

Portanto, se o seu imóvel está em um bairro inseguro, você terá um pouco mais de trabalho com os outros itens desta lista. Ou seja, você terá que encontrar argumentos visuais para manter o seu imóvel valorizado, mesmo que o bairro não ajude muito.

A tecnologia embarcada na casa pode trazer uma maior sensação de segurança para o comprador, caso o bairro não seja seguro (exemplo).

Manutenções e reformas recentes

Se o imóvel estava sendo usado dias antes de você colocá-lo para venda ou aluguel, saiba que será fundamental realizar manutenções e reformas recentes. Não faça somente o básico. Tente implementar ideias criativas para deixar o espaço como novo.

As reformas e manutenções recentes são um dos itens essenciais que valorizam o seu imóvel e, portanto, você não pode abrir mão disso. Corrija eventuais problemas no encanamento, fiação elétrica, telhado, umidade e por aí vai.

Potenciais personalizações no imóvel

Se tem uma coisa que ajuda a potencializar uma eventual venda de um imóvel, é a personalização do espaço. Procure um arquiteto para que você crie um ambiente personalizável. Assim você vai ganhar a atenção de muitas pessoas. Afinal, o imóvel poderá ser convidativo para muitos perfis diferentes.

Imóveis de planta aberta, por exemplo, tendem a ser bem valorizados. Afinal, o comprador poderá criar o ambiente que deseja.

Como valorizar um imóvel na hora de vender

Agora que você já sabe quais são os itens que ajudam na valorização de um imóvel, é hora de colocar isso em prática. Só que, ainda assim, você precisará encontrar o comprador ideal. Não adianta oferecer o imóvel para quem não é o público certo.

Veja algumas dicas de como valorizar o imóvel:

  • Preço é diferente de valor.
  • Revisões e manutenções.
  • Boas fotos e boas descrições.

Lembre-se de que, quando alguém procura um imóvel, procura também bem-estar, conforto e qualidade de vida. Saiba como oferecer isso e, com certeza, você terá um imóvel valorizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =