Empreendimentos sustentáveis: saiba o que caracteriza um empreendimento ser sustentável

Os empreendimentos sustentáveis têm se tornado uma necessidade emergente em nossa sociedade. Com o aumento populacional e os avanços tecnológicos, nada mais coerente do que projetar uma vida baseada na sustentabilidade e no uso inteligente de recursos naturais.

Sendo assim, o conceito de sustentabilidade em condomínios tem sido cada vez mais explorado, trazendo mais qualidade de vida e desenvolvimento para todas as pessoas.

No entanto, é preciso que o empreendimento considere alguns fatores decisivos na hora de se caracterizar como sustentável. Para saber quais são estes fatores, acompanhe o conteúdo a seguir.

Quais as características dos empreendimentos sustentáveis?

A sustentabilidade se envolve com a capacidade de permanência que um sistema, possui por si só. Ou seja, é a capacidade de se auto-sustentar, criando um ciclo de vida útil longo, saudável, econômico e muito eficiente.

Para que isso seja possível, é preciso encontrar meios de captar recursos (de maneira consciente e sem exploração) e tornar estes recursos auto-sustentáveis, ou em outras palavras, em constante produção e reprodução.

No caso dos empreendimentos, essa sustentabilidade se reflete na forma de usar a energia elétrica; na maneira pela qual as pessoas costumam se locomover e a forma como é feito o contato com a natureza e o equilíbrio das temperaturas ambientes dos apartamentos.

Para mais detalhes sobre estes fatores, veja as considerações a seguir e saiba analisar quais são os empreendimentos sustentáveis em sua cidade:

Bike Space como alternativa à poluição veicular

Nos dias atuais, a poluição ambiental tem se tornado uma preocupação muito emergente. A poluição do ar, especificamente, faz com que fiquemos alerta sobre os efeitos que isso pode nos gerar no longo prazo.

Basta uma rápida observação do trânsito de uma cidade grande para nos depararmos com milhares de carros exalando toxinas no ambiente, tornando esse consumo insustentável. 

Em contrapartida a isso, os empreendimentos sustentáveis contam com um espaço de bicicletas compartilhadas, que permite que os moradores possam trabalhar, passear ou ir estudar de bicicleta, poupando o ambiente de ser impactado com tantos resíduos que os veículos podem gerar. 

Além disso, esse tipo de funcionalidade também promove muito mais saúde, exercícios físicos e longevidade para as pessoas que o adotam. Assim, além de cuidar do ambiente, o Bike Space também traz muitas vantagens para quem adere à tendência.

Por isso que este tipo de característica precisa estar incluído em um empreendimento sustentável!

Bike Space como alternativa à poluição veicular
Bike Space como alternativa à poluição veicular

Sustentabilidade energética com aquecimento solar

A energia elétrica também precisa ser sustentável para que o empreendimento disponha de toda a estrutura necessária para criar uma atmosfera mais econômica e que seja responsável com o meio ambiente.

Neste caso, nada melhor do que contar com o aquecimento solar para sempre ter água aquecida de forma efetiva, sem ter que consumir mais energia elétrica por conta disso.

Afinal, este tipo de sistema de captação solar é muito sustentável, duradouro e benéfico, tanto para o ambiente, quanto para o conforto e bem-estar dos moradores. Pois a água permanece em uma temperatura agradável durante todo o dia, e em qualquer hora, poupando consumo exagerado de energia e garantindo mais conforto na hora de relaxar no banho, por exemplo.

Área comum que promove contato com a natureza

O contato com a natureza também é essencial em qualquer empreendimento sustentável

É este contato que permitirá que você descarregue o estresse e recarregue as energias do corpo e da mente. Tudo isso visando mais qualidade de vida e felicidade.

Mas, além disso, essa é uma forma de garantir que os ambientes sejam muito mais confortáveis e possuam uma temperatura mais equilibrada. Logo, as áreas arborizadas irão melhorar o conforto e o clima, diminuindo o consumo de ar condicionado, por exemplo.

O ar fica mais leve, refrescante e menos poluído por conta das árvores, promovendo mais saúde para todos que vivem no condomínio.

Outro fator envolvido com a área verde é o desenvolvimento das crianças: esse contato é fundamental para que elas também se tornem adultos preocupados com a sustentabilidade e que compreendam a importância dos cuidados com a natureza!

Área comum que promove contato com a natureza
Área comum que promove contato com a natureza

Reaproveitamento da água da chuva

O consumo inteligente de água da chuva pode diminuir o gasto exagerado deste bem natural tão escasso.

Mecanismos de reaproveitamento de água permitem que as áreas em comum sejam higienizadas com este tipo de água, além de que os moradores também possam usar a água para a lavanderia, por exemplo.

Tudo isso reduz o consumo exagerado de água e faz com que seja possível tornar o uso mais sustentável, ao usar a própria chuva como fonte para as limpezas corriqueiras.

Empreendimentos sustentáveis focam no uso correto dos recursos disponíveis

Agora que você já conhece as principais características dos empreendimentos sustentáveis, ficou claro o quanto eles são desenvolvidos focados no uso correto dos recursos disponíveis. 

Tudo isso sem agredir o meio ambiente e sem esgotar o que está disponível para uso. Mas sim, sempre pensando na forma sustentável de garantir que o bem natural seja usufruído sem agredir e sem causar poluição ambiental.

Com isso em mente, busque por opções de imóveis sustentáveis e invista em uma vida muito mais natural, leve e em harmonia com o nosso planeta. 

Além de cuidar do mundo em que vivemos, você também estará entrando em conexão consigo mesmo, tendo uma vida menos acelerada, mais saudável, equilibrada e muito mais feliz.

Para mais informações sobre os imóveis sustentáveis em Chapecó, entre em contato conosco e permita-nos lhe ajudar a encontrar a melhor opção disponível para você. Conte com a Nostra Casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *