Aluguei e agora? 5 cuidados antes de entrar em um imóvel alugado

Certamente, se você está lendo este artigo é porque alugou um imóvel recentemente ou está a procura do seu futuro lar.  

Caso esteja a procura de um imóvel para alugar, recomendamos a leitura do post sobre as diferenças entre alugar um imóvel com e sem fiador e as modalidades de garantia disponíveis pela Imobiliária Nostra Casa

Porém, se você já tem o seu imóvel escolhido, acompanhe a seguir os 5 cuidados  que devem ser observados antes de entrar em um imóvel alugado

Mas o que observar ao entrar em um imóvel alugado?

Produzimos um material para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas sobre  que você precisa fazer no seu novo imóvel, acompanhe:

1. Analise com cuidado o contrato de locação 

Busque conhecer seus direitos e deveres, descritos pela Lei do Inquilinato nº 8.245/91, criada em 1991, que norteia a relação entre locador e locatário. É ela que valida o contrato de aluguel e determina os direitos e deveres de cada parte. 

Mas lembre-se, a legislação estabelece as questões gerais de locação, porém o contrato é o documento que vai gerir toda a relação de aluguel. Assim, é essencial que você analise esse documento com bastante cuidado. Tenha atenção principalmente nas cláusulas que tratam das responsabilidades sobre o local, das taxas a serem pagas e do reajuste no valor da locação. Se algum ponto do documento lhe gerar dúvidas, esclareça com o Setor de Contratos da Imobiliária Nostra Casa

2. Conheça as regras do condomínio

Se você está mudando para um imóvel que fica em condomínio, procure informar-se sobre as normas gerais e regimento interno estabelecido pelo local, como, por exemplo, dias e horários permitidos para mudança, regras básicas de convivência e a quem se reportar caso tenha algum problema (síndico / administradora). Se você fez uma locação comercial, fique atento ao que é permitido com relação a colocação de placas, luminosos e mudança de fachada. 

3. Troque o segredo das chaves

Quando falamos em imóveis alugados, sabemos que muitas casas ou apartamentos alugados já tiveram outros moradores ou até mesmo as chaves emprestadas para terceiros enquanto estavam vazios. Por isso, trocar o segredo é fundamental para garantir a sua segurança durante o período que estiver residindo no imóvel. 

4. Observe a vistoria inicial 

A vistoria é parte fundamental no processo de locação do seu imóvel, pois é nela que será descrita todas as condições do imóvel. A vistoria é redigida por profissionais qualificados, registrando seu estado físico, incluindo seu conteúdo, através de um laudo por escrito, juntamente com imagens e vídeos.

Ao receber as chaves, sugerimos que você faça a conferência do termo de vistoria, comparando detalhadamente as condições do imóvel com a relação apresentada. Caso exista alguma divergência, ela deverá ser comunicada, por escrito para a Imobiliária Nostra Casa, respeitando os prazos ajustados entre as partes.

Importante lembrar, que grandes modificações nas condições descritas na vistoria inicial, precisam necessariamente ser previamente autorizadas pelo proprietário do imóvel. O contato para solicitação de autorização, deverá ser realizado através do setor de manutenção da Imobiliária Nostra Casa.

5. Lembre-se de que você deve devolver o imóvel como o recebeu

Ao mudar-se para um imóvel alugado é comum o desejo de deixá-lo com a nossa cara. Porém, é preciso ter cuidado para que as alterações não lhe gerem problemas futuros. 

Evite fazer mudanças drásticas, até mesmo os detalhes de decoração deverão ser pensados pois ao fim do contrato de aluguel, o imóvel deverá ser devolvido nas mesmas condições que foi entregue. 

Se desejar fazer mudanças significativas como, por exemplo, colocar grades, faça contato com a Imobiliária Nostra Casa para que isso seja autorizado e/ou negociado com o proprietário. Assim, você consegue deixar o imóvel do seu jeitinho e evita dores de cabeça futuras.

Fique ciente que todas as alterações realizadas no imóvel serão comparadas com a relação apresentada pela vistoria inicial. Assim, tudo que for modificado, deverá ser retornado às características inicialmente observadas.

  Bom, agora aproveite para desfrutar o seu novo lar com a sua família.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *