Encontre o imóvel que você sempre sonhou!
18 de maio de 2020

Aluguel em Chapecó: 8 motivos para nunca alugar um imóvel sem imobiliária

Conteúdo do Post
Aluguel em Chapecó

Ao procurar por aluguel em Chapecó, você pode estar cogitando a possibilidade de alugar diretamente com o proprietário. Talvez porque você julgue que assim é mais fácil e interessante para você, e tudo bem!  Porém, antes de tomar qualquer decisão, é muito importante que você conheça quais são os motivos para nunca alugar um imóvel sem imobiliária. Assim você poderá entender qual a melhor alternativa para si e, a partir disso, poderá tomar uma decisão mais assertiva.

Para tanto, acompanhe o nosso artigo e saiba tudo sobre este assunto. 

8 Motivos para nunca alugar um imóvel sem imobiliária

A seguir vamos lhe apresentar 8 motivos para nunca alugar um imóvel sem imobiliária. Assim você poderá se atentar para os cuidados necessários na hora de fazer a locação e, desta maneira, será mais fácil escolher o seu apartamento ou casa nova. Acompanhe:

1- Você corre o risco de pagar mais caro

Quando você aluga um imóvel diretamente com o proprietário, existem as chances de você acabar pagando mais caro do que deveria. Isso porque muitas vezes por inexperiência do proprietário, o mesmo poderá cobrar de maneira errônea o aluguel, incluindo ainda outros gastos que não dizem respeito ao inquilino.

Com isso, ele poderá cobrar manutenção do imóvel ou outros gastos que, de acordo com a legislação, precisam ser arcados pelo proprietário.

Além disso, o valor do aluguel em si poderá estar um pouco acima do que você espera, pois os critérios do proprietário podem não estar alinhados com o preço do mercado.

Portanto, se você espera economizar no aluguel em Chapecó, talvez seja melhor investir em uma possibilidade que tem como base a expertise de uma imobiliária. 

2- Você pode sofrer um golpe

Apesar de não parecer, muitas pessoas podem sofrer golpes na hora de alugar um imóvel sem imobiliária. Isso porque o falso proprietário poderá anunciar um imóvel e solicitar o adiantamento do primeiro mês, como “garantia”. Você acaba arcando com este valor, porém, ele poderá ter solicitado este mesmo pagamento para mais pessoas, ou ainda, talvez o imóvel nem seja dele!

Consequentemente você perderá o seu dinheiro ou terá uma grande dor de cabeça na hora de correr atrás do prejuízo. Mas será que vale a pena este desgaste?

3- O contrato pode ter informações abertas demais

Quando uma imobiliária disponibiliza para você um contrato de locação, ela está aberta para sanar todas as suas dúvidas, por mais “bobas” que possam parecer. 

Além disso, todas as informações possuem subsídios embasados e coerentes, que prezam pela segurança e bem estar do inquilino e do proprietário.

Sendo assim, este é mais um dos motivos para nunca alugar um imóvel sem imobiliária: você poderá se deparar com informações abertas demais no contrato.

Assim, além de não compreender de fato tudo que há lá, você poderá ainda sofrer consequências por conta disso, já que as cláusulas poderão dar margem para problemas maiores mais tarde, que lhe tirarão a chance de “correr” atrás para resolver.

4- Variedade baixa

Se você pesquisar por aluguel em Chapecó, certamente encontrará diversas imobiliárias que oferecem muitas possibilidades para você. Em contrapartida, se você desejar alugar diretamente com o proprietário, não terá tantas alternativas à sua disposição.

Com uma variedade mais baixa, as chances de você escolher uma opção que não seja a que você sempre quis são muito grandes. E sabemos que se você quer mudar de casa, é porque quer mudar de vida, não é mesmo? 

Por isso, escolher um imóvel em meio à muitas opções é importante, para que assim você encontre a alternativa mais alinhada ao que você sempre quis.

5- Relacionamento entre inquilino e proprietário pode ser desgastante

Quando há qualquer tipo de problema entre o inquilino e o proprietário, quem irá resolver é a imobiliária. Ou seja, você não terá que cobrar do proprietário medidas que resolvam possíveis problemas, como uma infiltração, por exemplo.

Mas sim, quem arcará com esta responsabilidade é a imobiliária. Caso contrário, se você tiver que tratar diretamente com o dono do imóvel, a relação começará a ficar desgastante, além de que isso poderá gerar conflitos que tornarão o “clima” em casa muito ruim. 

Portanto, para não ter que lidar com burocracias e este tipo de contato com o proprietário, deixe a imobiliária resolver para você!

6- Poucas garantias para quem aluga

Ao alugar um imóvel com uma imobiliária você terá muitas garantias que manterão a sua segurança, o seu conforto e tudo que você precisa para morar bem. Porém, quando há a locação diretamente com o dono do imóvel, você estará a par apenas do que ele lhe propôs como garantia.

E caso você esteja diante de alguém despreparado, poderá ter dores de cabeça mais tarde.

7- Dificuldade ou ineficiência na hora de resolver problemas

Quando você aluga um imóvel à intermédio de uma imobiliária, ela sempre estará à sua disposição para solucionar os problemas da forma mais efetiva possível assim que surgem. Porém, quando você quiser tratar algum impasse diretamente com o dono, ele poderá se mostrar inacessível.

E ao ser inacessível, o mesmo poderá ainda dificultar a solução de problemas, tornando o dia a dia mais desgastante, e encaixando com o que falamos no tópico 5. 

Portanto, se você quer tranquilidade, agilidade e seriedade, o trabalho de uma imobiliária é focado justamente em bem lhe atender neste e em todos os sentidos.

8- Não há muitas informações sobre outros negócios feitos

Por fim, quando você aluga em Chapecó diretamente com o proprietário do apartamento ou da casa, você não terá muitas informações sobre outros negócios que ele possa ter concluído.

Com isso, como você poderá ter a certeza de que o mesmo lhe promove benefícios e cumpre com tudo que é esperado do dono do imóvel? Pois é!

Ao apostar em uma locação via imobiliária, você poderá conversar com outros inquilinos de outros imóveis, e assim, saber mais sobre atendimento, solução de problemas, etc.

Dessa maneira, terá muito mais amparo para viver tranquilo e bem. Portanto, agora que você já conheceu os motivos para nunca alugar um imóvel sem imobiliária, é hora de pensar qual a melhor forma de iniciar a sua nova moradia: com o auxílio de quem sabe, ou apostando na sorte?

Conte com a gente para encontrar o melhor imóvel para você! Entre em contato pelo telefone 3321-1700 e vamos juntos encontrar a alternativa que mais se alinha aos seus planos.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Redator do Site Nostra Casa

Foi no dia primeiro de abril de 1980 que a história do Grupo Nostra Casa teve início. Uma empresa fundada por Daví Barela Dávi, que com o passar do tempo tornou-se referência no mercado imobiliário. A Nostra Casa é hoje sinônimo de qualidade e credibilidade, sendo reconhecida atualmente como uma das maiores construtoras do país.