8 dicas para você não perder dinheiro na hora de comprar um imóvel

Não perder dinheiro na hora de comprar um imóvel é fundamental. Só que fazer isso nem sempre é fácil. Principalmente se você não sabe muito bem os “caminhos” da compra de um imóvel ou como aproveitar as melhores oportunidades em um mercado de baixa.

Por isso, neste artigo, vamos te ajudar com 8 dicas importantes pra você não perder dinheiro na hora de comprar um imóvel. É muito importante que você tome cuidado com algumas “pegadinhas” e evite situações atraentes até demais. Esteja sempre se policiando e assim você, além de não perder dinheiro, vai economizar energia e saúde mental.

dicas importantes pra você não perder dinheiro na hora de comprar um imóvel
dicas pra você não perder dinheiro na hora de comprar um imóvel – imagem: canva.com

Continue lendo e saiba mais.

1- Atente-se para a taxa de juros do país

Uma das coisas mais importantes que você precisa se atentar ao realizar a compra de um imóvel, é a taxa de juros do país. Ou seja, em que margem de juros média o país está trabalhando. Esse tipo de análise é fundamental para que não haja um gasto de dinheiro desnecessário – principalmente se a compra for financiada.

Existem momentos em que a compra de um imóvel é muito mais atraente do que em outros momentos. É muito importante que você analise essas circunstâncias para entender qual é o valor do dinheiro naquele momento. Quanto mais caro for o dinheiro, mais cautela você deve ter ao comprar um imóvel – financiado ou à vista. Afinal, mesmo que você compre a vista, poderia não fazer um bom negócio, uma vez que em momento de juros altos, o seu dinheiro poderia render mais em outros investimentos.

Análise racional é importante nessa tomada de decisão.

2- Evite compras impulsivas

E por falar em análise racional, aqui vai uma bem importante: é fundamental que você tome decisões baseadas em situações racionais e em análise. Afinal, comprar um imóvel de maneira impulsiva ou com decisão emocional, pode não ser um bom negócio.

Para que você fique seguro na hora de comprar um imóvel de valor, é importante contar com ajuda especializada. Ou seja, apoie-se em quem entende do mercado e da valorização real de imóveis, como é o caso da Nostra Casa.

Estamos aqui para encontrar o melhor imóvel para a sua condição atual. Seja para investimento ou para a realização de um sonho, a Nostra Casa estará sempre ao seu lado para que você tome as melhores decisões a respeito do seu dinheiro.

Queremos que a sua morada ou o seu investimento sejam realmente rentáveis. Seja do ponto de vista financeiro ou do ponto de vista emocional. Afinal, comprar um imóvel para morar é muito mais do que um investimento financeiro, não é mesmo?

3- Desconfie de ofertas muito baratas

Sim, o barato sempre pode sair caro. Por isso, é muito importante que você desconfie de ofertas que sejam extremamente fora da média do ponto de vista financeiro. Ou seja, aquelas ofertas que são baratas demais pra ser verdade.

Elas não são difíceis de encontrar e, por isso, é fundamental que você ligue um sinal de alerta na sua análise sobre o seu investimento. Muitas vezes pode ser um imóvel irregular, com problemas, com acabamentos mal feitos, em um lugar de baixa credibilidade e por aí vai.

O valor de um imóvel precisa ser intrínseco. Ou seja, você precisa perceber valor agregado de maneira natural sobre o que o imóvel oferece. Não olhe apenas para o valor financeiro em si.

4- Invista seu dinheiro antes de fazer uma oferta

Se você está em dúvidas sobre qual imóvel comprar, não tenha pressa. Tomar uma decisão precipitada pode ser uma das coisas que faz você perder dinheiro na hora de comprar um imóvel. E isso está ligado, inclusive, com a dica número 3, sobre as ofertas muito baratas.

Tenha calma e faça uma pesquisa de mercado. Entenda que tipo de imóvel você está buscando e conte com parceiros renomados para fazer bons negócios. Até lá, você pode deixar o seu dinheiro investido em algum produto de renda fixa com liquidez diária para não perder poder de compra.

5- Qual é o seu objetivo com o imóvel?

Antes de comprar um imóvel, você precisa saber qual será o seu objetivo com aquele imóvel. Ou seja, o que você quer fazer com ele. Vai ser para investimento? Para aluguel? Para reforma e venda? Para moradia própria?

Existem inúmeras variáveis que devem ser consideradas em cada caso. Afinal, comprar o imóvel certo para cada situação é bem importante para não perder dinheiro no longo prazo.

6- Quanto menos você precisar financiar, melhor

Principalmente em situações onde o juros está mais alto, financiar alguma coisa é algo que se deve calcular muito bem. Afinal, o preço para ter dinheiro está mais elevado e, por isso, quanto menos você precisar financiar na aquisição do seu imóvel, será financeiramente melhor.

No entanto, isso vai depender muito do projeto e do tipo de negócio que você vai fazer. Com imóveis de alto nível e com alto potencial de valorização, como é o caso dos produtos da Nostra Casa, o financiamento geralmente vai compensar no longo prazo.

7- Tenha sempre um dinheiro guardado para aproveitar oportunidades

Aproveitar as oportunidades é muito importante para fazer bons negócios. Por isso, reserve sempre uma parte do seu capital para aproveitar essas oportunidades no mercado. Principalmente em mercados onde o juros está muito alto e os imóveis são menos comercializados. Nesse momento, você poderá fazer bons negócios a preços acessíveis.

8- Aproveite o mercado de baixa

O mercado de baixa é o momento em que poucos imóveis são vendidos. Logo, o valor deles tende a cair. Por isso, ter dinheiro nesse momento ou poder de crédito, é o que vai fazer você não perder dinheiro na hora de comprar um imóvel.

Afinal, você estará comprando imóveis em “liquidação” e, consequentemente, fará um bom negócio.

Anote as dicas da Nostra Casa para comprar o seu imóvel sem perder dinheiro e bons negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 19 =