3 motivos para criar um Quarto Montessoriano para seus filhos

Um espaço para crianças sentirem que possuem seu lugar no mundo.

Caminha no chão, móveis pequenos, decoração lúdica e muitos estímulos sensoriais espalhados pelo ambiente. Você só pode estar diante de um Quarto Montessoriano.

Se você acha que o estilo Montessoriano é apenas mais uma forma de decorar o quarto das crianças, saiba que você está completamente enganado.

Este é um espaço que respeita a evolução particular de cada criança, entregando a elas diferentes estímulos. A ideia é que o ambiente seja um incentivo para as descobertas dos pequenos, dando liberdade para seu desenvolvimento pessoal.

Este é um quarto para as crianças e não para os adultos, e isso faz toda a diferença. Quer saber por que?

 

1. O método em si

Você conhece Maria Montessori? Figura importantíssima em termos de educação infantil. Uma italiana que acreditava que a educação é uma conquista da criança, obtida quando damos a ela os estímulos certos.

Médica, educadora e pedagoga, Maria defendia a educação através do sentido e movimento, dando a criança autonomia para encontrar seu espaço no ambiente e desenvolver-se a partir da sua própria realidade.

 

2. Criança também precisam de autonomia

 Cada fase da vida nos presenteia com inúmeras descobertas, e o quarto Montessoriano dá possibilidades para crianças de diferentes idades e necessidade, incluindo os bebês.

Nesta organização de ambiente, entendemos que a criança possui liberdade para tomar decisões e experimentar sensações. Por isso os móveis são pensados para dar a ela a possibilidade de fazer escolhas.

A cama costuma estar na altura do chão, os móveis possuem o tamanho da criança, para que ela tenha acesso aos seus pertences. Tapetes com diferentes texturas também ajudam no desenvolvimento sensorial dos que ainda engatinham.

Brinquedos e livros ficam em locais de fácil acesso, podendo ser trocados eventualmente na intenção de proporcionar novas descobertas.

Se o bebê está começando a dar os primeiros passinhos, barras de apoio colocadas em pontos estratégicos são uma ótima forma de proporcionar a ele maior mobilidade.

Sim, as crianças podem e devem ter autonomia, uma forma perfeita de estimular seu autoconhecimento desde pequenas.

 

3. Um espaço para o desenvolvimento dos seus filhos

 Tudo dentro deste método é pensado para eles, é por isso que conseguimos criar um ambiente cheio de possibilidades para o seu desenvolvimento como ser-humano.

Os primeiros passos e palavras.

Barras ao seu alcance, espelhos em seu campo de visão e brinquedos a mão, representam estímulos diários para falar, andar, correr e pular.

Curiosidade para explorar

Como este é um universo criado especialmente para eles, desde cedo ensinamos a importância de manter-se curioso. Instigando a vontade de explorar e continuar aprendendo através da vivência.

O respeito pelas necessidades das crianças

Cada um tem seu ritmo e vontades. Entender o universo do seu filho, é tornar o aprendizado dele muito mais prazeroso.

 Um ponto importante – Segurança

E claro, priorize a segurança do quarto.

Aqui seu pequeno terá toda a liberdade, isso significa que os móveis devem ser, preferencialmente, fixados a parede e com cantos arredondados, as tomadas precisam ficar escondidas e os itens soltos precisam ser leves.

 

Espaços pensados para seus pequenos

A Nostra Casa entende a importância de oferecer às crianças um espaço que seja feito especialmente para elas.

Por isso, criamos ambientes pensados para que boas memórias sejam criadas, experiências vividas e amizades cultivadas.

No Pienza a liberdade dos seus pequenos também é respeitada, com ambientes que possibilitam a autonomia e novas vivências.

Conheça o Edifício Pienza clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *