Encontre o imóvel que você sempre sonhou!
17 de outubro de 2019

Halloween na Nostra Casa

Conteúdo do Post
Mansão do Terror Halloween da Nostra Casa

O Halloween, conhecido como “Dia das Bruxas” no Brasil, é comemorado no dia 31 de outubro. A data é marcada por uma decoração mais sombria e macabra, que visa celebrar a partir do conhecido “culto aos mortos”.

No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre esta festividade, além de destacarmos qual é o peso desta cultura em nosso país. Acompanhe a seguir.

Happy Hallowenn – Mansão do Terror Nostra Casa

O que é o Halloween?

Mas afinal, o que é o Halloween? Bom, esta celebração popular de culto aos mortos tem a sua origem na expressão em inglês que diz “All Hallow’s Eve”, que na tradução literal significa “Véspera de Todos os Santos”. Justamente porque é comemorado um dia antes do feriado de primeiro de novembro.

De maneira geral, a cultura de celebração desta data é muito mais presente em países que possuem o idioma inglês, especialmente nos Estados Unidos. 

Inicialmente, o Halloween era muito celebrado pelos irlandeses, sendo os mesmos responsáveis por levar esta cultura aos EUA onde, atualmente, é considerado feriado.

Com o passar dos anos, a comemoração começou a receber certo destaque perante outros pontos do mundo. E, pouco a pouco, vem sendo implantada a partir de festas temáticas nesta data, e isso acontece inclusive no Brasil.

Qual a Origem do Halloween? 

A maior parte das tradições do Dia das Bruxas originou-se a partir de festivais antigos do povo celta. Estes festivais eram chamados de Samhaim, e demarcavam a passagem de ano além da chegada do inverno.

Para este povo, o início do inverno era a representação entre o nosso mundo e o chamado “Outro Mundo”, onde se acredita que vivam os mortos.

Para a cultura celta era no início do inverno que os mortos regressavam para as suas antigas casas, com o intuito de “visitar”. Além disso, era neste período que as assombrações surgiam para amaldiçoar as colheitas e os animais das fazendas.

Por conta dessas características, todos os símbolos do Halloween de hoje são consequências das “ferramentas” utilizadas para afastar os maus espíritos na época.

símbolos do Halloween – Mansão do Terror Nostra Casa

Apesar de ser de origem pagã, a celebração de culto aos mortos passou a ser cristianizada com o tempo. Atualmente, é caracterizada como a Véspera de Todos os Santos, verdadeiramente. 

Símbolos do Dia das Bruxas

Todo mundo sabe da importância dos símbolos do Dia das Bruxas, não é mesmo? São eles que dão o toque especial para a celebração. A origem dos mesmos, como nós comentamos acima, foi a partir da ideia de que estes tipos de objetos e decoração iriam “proteger” as casas, plantações e animais. 

Desse modo, as moradias recebiam um acabamento mais diferenciado, a fim de “expulsar” qualquer assombração que pudesse querer destruir alguma coisa. De maneira geral, os símbolos mais conhecidos são:

  • As cores: O preto e o laranja estão diretamente relacionados com o festival Samhaim, que era comemorado no início do outono, sendo que nesta época as folhas se tornam laranjas e os dias ficam por si só mais escuros.
  • Lanterna de abóbora: A história da lanterna de abóbora tem origem em um conto celta onde um rapaz havia sido proibido de entrar tanto no céu, quanto no inferno e, por conta disso, vaga eternamente com a sua lanterna, buscando algum lugar para descansar. 
  • Quanto à tradição de entalhar as abóboras, esta iniciou nos EUA. Anteriormente, os povos de origem celta entalhavam nabos, inserindo velas no interior. O objetivo era o de afastar maus espíritos.
  • Máscaras e fantasias: No dia de Samhaim as máscaras e fantasias serviam como um “disfarce” para enganar os espíritos. Assim, tornava-se difícil distinguir quem era humano e quem era espírito. Logo, os mesmos continuavam vagando pelo mundo sem “incomodar”.
  • No Brasil, como a tradição não leva tanto em consideração a história da celebração, as festas costumam ser marcadas com qualquer tipo de fantasia. Enquanto que, em países com uma tradição mais forte, as fantasias são sempre macabras e verdadeiramente representam a ideia de “se misturar com os mortos”.
  • Esqueletos, morcegos e fantasmas: Por fim, os fantasmas e esqueletos representam, de fato, os mortos que partiram para o “Outro Mundo”. Enquanto que os morcegos costumavam ser atraídos pelas fogueiras que os povos celtas faziam para espantar os maus espíritos. Além de que, ambos estão relacionados com uma decoração um pouco mais macabra.

Como é a festa no Brasil

No Brasil a comemoração do Halloween está numa crescente e vem ganhando espaço nos calendários de escolas, empresas e entre os amigos que buscam por diversão. Especialmente as escolas de língua inglesa apostam na possibilidade de trazer um pouco mais da cultura estadunidense para cá. 

De maneira geral, as festas do Dia das Bruxas, aqui no Brasil, contemplam fantasias de um modo mais diverso. Além disso, costuma-se decorar os ambientes como lanchonetes e estabelecimentos, com monstros, bruxas, abóboras e vampiros.

Percebe-se que a cultura de celebração do Dia das Bruxas, em nosso país, é muito mais presente entre os jovens. Isso porque costumeiramente as novas gerações estão cada vez mais envolvidas com a cultura de fora, de uma maneira mais globalizada.

Percebe-se que a internet tem uma responsabilidade muito grande na disseminação da cultura do Halloween.

Mansão do Terror Halloween da Nostra Casa 

Em Chapecó, a Nostra Casa promove uma grande festa de Halloween na Mansão do Terror. Serão dois dias de muita diversão!

Fantasias, decoração, abóboras, aranhas, morcegos, cemitério e tudo o que mais fizer parte do Halloween você poderá encontrar nesta grandiosa festa temática. Brincadeiras, guloseimas e sustos fazem parte da tradição da festa.

Conheça um pouco mais sobre a Mansão do Terror e confira como foi a primeira  edição da festa clicando aqui

Venha se divertir com a gente neste evento tão assustador e envolvente nos dias 30 e 31 de outubro, na Mansão do Terror ao lado da Praça Emílio Zandavalli!

Esperamos você!

Boo! 

Mansão do Terror Segunda Edição – Halloween na Nostra Casa Chapecó

 

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Redator do Site Nostra Casa

Foi no dia primeiro de abril de 1980 que a história do Grupo Nostra Casa teve início. Uma empresa fundada por Daví Barela Dávi, que com o passar do tempo tornou-se referência no mercado imobiliário. A Nostra Casa é hoje sinônimo de qualidade e credibilidade, sendo reconhecida atualmente como uma das maiores construtoras do país.